• Quem somos
  • Sugira artigos
  • Contato
  • Home
  •  
  • Adsense Smart Pricing, o que é e como evitar-lo para aumentar seus lucros

    Publicado por Gustavo D. Castro no dia 28 de janeiro de 2011, em Dinheiro, Outros

    Siga-nos do twitter

    O Smart Pricing é um mecanismo do Google que atua tanto para quem publica anuncios do Adsense, quanto para quem publica anuncios no Adwords. Para quem é anunciante do Adwords o smart pricing é uma ferramenta sensacional que diminui os gastos com anuncios e aumenta a taxa de clicks em seus anuncios, já para quem publica anuncios Adsense o smart pricing pode ser uma pedra no sapato que podem jogar seus lucros para baixo. Para entendermos melhor sobre o que é o Smart Princing temos que entender o que é o Adwords e como é a relação dele com o Adsense.

    O que é o Google Adwords

    O Adwords é o sistema da google que permite as empresas anunciarem no Google, esses anuncios feitos através do Adwords são exibidos nos resultados de pesquisas quando alguem busca por um termo em que o anunciante quer aparecer, nesse caso nos resultados em destaque. E aparecem também nos anúncios exibidos em sites e blogs por quem publica os anuncios do Adsense em seus sites e blogs.

    O Adwords funciona como se fosse um leilão de posições de anuncios, isso é: Se o anunciante X, Y e V querem que seus anuncios sejam exibidos sempre alguem buscar por "celular" no google, eles participam de um "leilão" e dizem quanto oferecem por cada click, se o anunciante X oferecer $0,05 por click, o Y oferecer $0,50 e o V oferecer $0,15 então o anuncio da empresa Y aparecerá em primeiro lugar seguidos pelos anuncios das empresas V e X.

    Entendendo o Smat Pricing

    Antigamente a Google dividia os lucros com os participantes do adsense de forma bem simples, 50% do valor de cada click ia para a Google e os outros 50% iam para os donos de sites e blogs que participavam do Adsense.

    smart pricing

    Mas a Google percebeu que nem todos os sites são iguais, ou seja, nem todos os sites possuem um publico de qualidade, entenda "qualidade" como aquele publico que entra no site, vê os anuncios clickam, vão para os sites dos anunciantes e acabam fazendo a compra de um produto, ou se cadastrando no site ou mesmo assinam uma newsletter. Muitos sites conseguiam fazer com que as pessoas dessem clicks nos anuncios, mas essas pessoas não realizavam nenhuma compra, nem se cadastravam nem assinavam a uma newsletter nos sites dos anunciantes, e isso é ruim para quem esta a gastar dinheiro anunciando e para o Google que certamente ficaria com uma fama de lugar ruim para anunciar, já que não promovia um aumento de vendas….

    Por isso o Google criou o Smart Pricing, essa ferramenta consegue detectar a qualidade do publico dos usuários do Adsense, e quando é detectado que a qualidade do seu publico é ruim, essa ferramenta é aplicada em sua conta e você passa a ganhar menos da metade do valor de cada click em que você poderia ganhar! Ou seja, se o anunciante concordou em pagar $0,50 por click, se esse anuncio apareceu em seu site e alguem clickou nesse anuncio e sua conta Adsense está sendo penalizada com o Smart Pricing você não ganhará 50% desse valor, certamente ganhará manos de 10% do valor, e a diferença desse dinheiro não fica com a google, ela permanece com o anunciante para novos clicks.

    Entenderam agora porque é bom para quem anuncia através do Adwords? O smart Princing gera economia para o anunciante, mas pode gerar prejuízo a quem publica anuncios do Adsense.

    Como saber se minha conta Adsense está sendo penalizada com o Smart Pricing?

    É bem simples, geralmente a taxa de CTR deve ficar igual ou acima de 2%, se a sua taxa de CTR está abaixo de 2% já a algum tempo, é provável que você esteja sendo penalizado pelo Smart Princing.

    Outra forma de detectar, é observar os preços que estão sendo pagos por cada click, se esse valor estiver muito abaixo de $0,10 centavos de dolar por click, também pode ser um indicio de que você está a ser penalizado.

    Mas lembre-se de observar esses dados por um longo prazo, ao menos 1 mês, pois é normal ocorrerem variações nesses valores, tudo depende da atual situação de mercado e do nicho do seu site ou blog.

    Como faço para evitar o Smart Pricing?

    Para quem prestou atenção ao longo do texto, tirou uma conclusão: O Smart Pricing ocorre principalmente com quem possui um trafego de má qualidade. Partindo desse principio podemos investir em textos de maior qualidade, explorando boas palavras chaves.

    Tome muito cuidado se você costuma obter trafego em troca de banners, os famosos "parceiros" observe a qualidade do trafego que esses sites mandam para o seu blog ou site. Leve em consideração remover alguns "parceiros". Essa dica também é valida para quem costuma obter muito trafego de sites que agregam conteúdo, tais como, dihitt, ueba, click+, etc… Esses sites geralmente conseguem nos enviar uma quantidade enorme de trafego, mas geralmente esse trafego é de má qualidade.

    É sabido que o melhor trafego que podemos ter é o trafego orgânico, ou seja aqueles que chegam em nosso blog através dos mecanismos de pesquisas, considere a alternativa de exibir anuncios Adsense só para quem chegar até o seu blog ou site através dos mecanismos de pesquisa. Certamente você perderá alguns clicks, mas conseguira uma melhor taxa de conversão das pessoas que clickam nos anuncios e compram produtos dos anunciantes. Fazendo com que os valores pagos pelo google dos clicks vindo do seu site aumentem.

    Para quem utiliza WordPress, posso recomendar dois plugins:

    1 – Plugin Who Sees Ads

    Esse plugin é bem interessante, ele simplesmente exibe os anuncios somente para quem chega ao site através dos motores de busca, outro ponto interessante é que ele funciona em conjunto com o plugin Adsense Deluxe amplamente utilizado por donos de blogs wordpress. Se optar por utilizar esse plugin considere a possibilidade de usar outros meios de monetização, para aproveitar esse trafego vindos de outros meios diferentes dos mecanismos de buscas, e que não irão visualizar seus anuncios Adsense e que podem gerar algum rendimento extra.

    2 – Plugin Shylock Adsense

    Esse plugin é menos radical que o primeiro, ele faz com que seus anuncios Adsense sejam exibidos somente depois de uma determinada quantidade de dias determinada por você, esse plugin é ideal para quem gosta de enviar seus artigos para sites agregadores de conteúdo, dessa forma os anuncios Adsense só serão exibidos depois que essa massa de visitantes esporádicos passar…

    Finalizando…

    O Smart Pricing assim como todo algoritmo do Google é recheado de mistérios e contradições! Por isso não ache estranho se encontrar alguma explicação na internet totalmente diferente da minha. Aconselho que dê uma olhada na nota oficial do Google sobre o Smart Pricing em inglês.

    Estudei bastante para escrever sobre o artigo, encontrei bons conteúdos nos artigos: O que é e como evitar o Adsense Smart Pricing? do blog EscolaDinheiro, O fantasma do Smart Pricing no Google AdSense do blog BrPoit, O que é Smart Pricing, e o impacto nos teus ganhos com Adsense do blog DinheiroeOportunidade e AdSense: O Que É O Google Smart Pricing E Como Pode Afectar Os Seus Ganhos do blog MarterNewMedia.


    Tenho 23 anos, sou virginiano, atleticano de coração (Atlético mineiro), moro em Belo Horizonte - MG. Sou curioso desde criança, autodidata, pretendo me formar em engenharia da computação, trabalho em uma agência de publicidade como programador e design, realizo trabalhamos freelancer na área de desenvolvimento de sites e identidade visual, já não sou mais o dono do Criar Net =( mas tenho outros sites na internet, entre eles: Hospedagem Certa , Oficina do Humor , Webi Fácil , entre outros... Me interesso muito por Wordpress, Photoshop, corel, 3d, Seo e dinheiro na internet.
    Twitter Facebook
    2 Comentários
    Deixe um comentário